quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Setembro de 2014

Caso não visualize esse email adequadamente clique no link: Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Setembro de 2014
 
Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Setembro de 2014
 
 
 
Escoteiros do Brasil
TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS
 
www.escoteiros.org.br

Escoteiros do Brasil tomam posse no Conselho Nacional de Juventude
Os Escoteiros do Brasil, sob a representação do escoteiro Rafael Matias, tomaram posse da cadeira titular de Meio Ambiente, no Conselho Nacional de Juventude. A Instituição renovou sua participação para os próximos dois anos durante a 37ª Reunião Ordinária do Conjuve.
Nesta gestão, a primeira após a aprovação do Estatuto da Juventude, 62 entidades distintas ocupam as 80 cadeiras da sociedade civil no Conselho. Aos Escoteiros do Brasil cabe propor e continuar acompanhando a criação de uma política nacional de juventude e meio ambiente.
Clique aqui para conferir mais informações.

23º Jamboree Escoteiro Mundial
Ainda dá tempo: seguem abertas as inscrições para o 23º Jamboree Escoteiro Mundial, que acontece no Japão, entre 28 de julho e 8 de agosto de 2015. O contingente brasileiro já passa dos 500 escoteiros, junte-se a eles.
Confira os boletins clicando aqui.
Acompanhe aqui o canal oficial dos Escoteiros do Brasil no Facebook e fique por dentro das novidades sobre o evento.

57º Jota e 18º Joti
O Jota e o Joti acontecerão nos dias 18 e 19 de outubro, possibilitando a interação entre escoteiros do mundo todo.
Além disso, no Jota os participantes têm a chance de operar uma estação de radioamador e conhecer todo seu funcionamento, e no Joti a facilidade da internet para ver e conversar com os novos amigos enquanto realizam diversas atividades.
Clique aqui para saber mais sobre os eventos. O site oficial do Joti já está no ar, clique aqui e confira.

Grande Jogo Naval
“Os 120 anos do Polvo Marinho” é o tema do Grande Jogo Naval deste ano, que acontece entre os dias 20 e 21 de setembro. A atividade proporcionará aos jovens avaliar seus conhecimentos técnicos e de planejamento da marinharia em uma verdadeira aventura.
Depois da realização do Grande Jogo Naval, os Grupos Escoteiros do Mar terão até 10 de outubro para cadastrar as atividades no SIGUE, juntamente com fotos do evento.
Clique aqui para saber mais.

IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue
Durante todo o mês de novembro, acontecerá o IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue. Com o objetivo de ressaltar a importância e incentivar a prática da doação de sangue, o evento acontece em âmbito nacional, especialmente no último final de semana do mês. Em breve serão divulgadas fichas de atividades que poderão ser realizadas no Mutirão.
Para garantir seu certificado de participação, os grupos escoteiros deverão realizar inscrição no SIGUE. Cada Região Escoteira é responsável pela programação e coordenação do evento; em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail paraorg.ivmnds@gmail.com.
Acesse a fanpage do Mutirão de Doação de Sangue clicando aqui e acompanhe as novidades.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

Participe do VII Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil
Apaixonados pelo Movimento Escoteiro não podem ficar fora do VII Concurso de Fotografia. Não precisa ser profissional para participar, basta ter uma câmera em mãos e criatividade de sobra. Acompanhe e registre reuniões, atividades, eventos e tudo mais que reunir escoteiros.
As melhores fotografias de cada categoria serão premiadas, mas todas as imagens recebidas pela organização do Concurso poderão ser usadas em materiais oficiais dos Escoteiros do Brasil.
A partir desta edição, as fotos só podem ser enviadas pelo link disponível no site dos Escoteiros do Brasil. As inscrições ficam abertas ate 16 de novembro, participe.
Clique aqui, confira o regulamento e mãos à obra.

Escoteiros do Brasil participam do Seminário de Mobilização Social Rumo à COP 20
Sob a representação do Coordenador de Sustentabilidade e representante da Rede Ambiental Escoteira, Paulo Eugênio de Oliveira, e do Gerente de Programa Educativo, Vitor Augusto Gay, os Escoteiros do Brasil participaram do Seminário de Mobilização dos Movimentos Sociais Rumo à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20), realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em Foz do Iguaçu.
O objetivo do evento era articular a participação de representantes de movimentos sociais e entidades brasileiras, das Américas e Caribe na próxima COP, que ocorrerá no final do ano em Lima, Peru, no período de 1 a 12 de dezembro.
Clique aqui para saber mais.

Escritório Nacional tem vagas de estágio
O Escritório Nacional tem duas vagas para estágio remunerado, em Curitiba. As vagas ofertadas são para as áreas de Design e Web Design, com carga horária de meio período, de segunda a sexta-feira.
Clique aqui para saber os requisitos.
 
16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
No dia 13 de setembro começa o 16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária. Com o tema “Viver a melhor idade”, o MutCom é uma oportunidade de aproximar os jovens e os idosos, por meio de uma série de atividades que proporcionem aprendizado e, é claro, diversão.
Em meio à realização do Mutirão, é comemorado o Dia internacional do Idoso, em 27 de setembro. Desenvolva atividades com aqueles que têm tanto a ensinar e depois lembre-se de cadastrá-las no Mensageiros da Paz e no SIGUE.
Acesse o site oficial do MutCom clicando aqui e confira os informativos e as fichas de atividades disponíveis.
 
VI Jamboree Nacional Escoteiro
Natal foi o local escolhido para sediar o VI Jamboree Nacional Escoteiro, entre os dias 10 e 16 de janeiro de 2015. O sol e as belas paisagens tornam a região o lugar perfeito para este grande encontro escoteiro.
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de outubro, pelo Meu SIGUE. No momento da inscrição lembre-se de atualizar seus dados cadastrais – seu e-mail é o principal meio de comunicação entre os Escoteiros do Brasil e você.
Em breve será divulgado o Boletim 3 com mais informações, acompanhe nosso site oficial clicando aqui.
Agora o Jamboree Nacional Escoteiro tem sua própria fanpage no Facebook. Clique aqui, curta e fique por dentro das últimas informações, curiosidades e novidades sobre o evento.
 
Brasileiro é eleito membro do Comitê Escoteiro Mundial
O brasileiro Fernando Brodeschi foi eleito membro do Comitê Escoteiro Mundial, na 40ª Conferência Escoteira Mundial que aconteceu na Eslovênia. O curitibano recebeu votação expressiva, sendo o segundo candidato com o maior número de votos e o segundo brasileiro a ocupar um cargo no Comitê – na posse de Fernando, encerra-se o mandato de seis anos de Oscar Palmquist. Ele agora se prepara para assumir a posição que ocupará pelos próximos três anos.
Durante a Conferência também foi definida a nova “Visão Mundial”, lema que orienta os objetivos do Escotismo pelos próximos três anos: “Até 2023, o Escotismo será o mais importante movimento juvenil do mundo possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos que inspirem mudanças positivas em suas comunidades baseados em valores comuns”.
Poucos dias antes da Conferência, aconteceu o 12º Fórum Mundial de Jovens, também na Eslovênia. Cinco escoteiros brasileiros acompanharam o evento que, por meio de uma abordagem participativa, ajuda os jovens a desenvolverem suas habilidades de tomada de decisões, se tornando mais ativos em suas comunidades.
Clique aqui e saiba mais.
 
Cadastre seu projeto no Mensageiros da Paz
Seu grupo escoteiro realizou um projeto interessante? Inscreva-o no Mensageiros da Paz e espalhe a atividade para que outras pessoas possam repeti-la em suas comunidades.
Os grupos escoteiros que publicarem suas atividades na plataforma do Mensageiros da Paz e as cadastrarem no SIGUE recebem um certificado e, é claro, ganham pontos para o Grupo Padrão.
Para saber como realizar o cadastro, clique aqui.
 
Eleitos os representantes brasileiros para o Interamerican Leadership Training
Entre os 19 candidatos que concorreram às vagas, Fernanda Gazola (20°/PR) e Henrique Messias (158°/SP) foram os escolhidos como representantes brasileiros para o 2º Interamerican Leadership Training (ILT), que tem como objetivo capacitar dois jovens de cada associação nacional da Região Interamericana.
O treinamento pretende auxiliar os jovens participantes nas práticas de liderança, além de torná-los futuros apoios das suas Organizações Escoteiras Nacionais. Os participantes ainda são instruídos quanto à solução de conflitos, comunicação efetiva, reflexão pessoal e valores escoteiros, adquirindo habilidades de líderes e formando uma rede de trabalho.
Para saber mais clique aqui.
 
Encontros Regionais do Norte e Nordeste
O 10º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes e o 2º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte acontecerão em setembro, com o objetivo de discutir o atual cenário do Escotismo nas Regiões.
O ENED será realizado em Aracaju-SE, entre os dias 12 e 14 de setembro. Já o EDEN acontecerá nos dias 20 e 21 em Manaus-AM.
O nível nacional estará presente nos dois eventos, desenvolvendo seminários e participando dos debates.
Clique aqui para saber mais sobre o ENED e aqui para conferir mais informações sobre o EDEN.
 
Colabore com o projeto “Compartilhando Boas Ideias”
Com o objetivo de aprimorar as reuniões de Seção, o projeto “Compartilhando Boas Ideias” está aberto para receber as suas sugestões de atividade. Nesta primeira etapa, o objetivo é recolher ideias de reuniões que abordem atividades previstas para progressão pessoal das crianças, adolescentes e jovens.
As propostas que de alguma maneira forem incluídas, irão concorrer a um kit de literatura do respectivo Ramo. Você pode encaminhar a sua sugestão até o dia 31 de janeiro de 2015.
Clique aqui para saber mais.
 
3º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira
A Equipe Nacional de Imagem e Comunicação, com o apoio da Região Escoteira de São Paulo, promove o 3º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira, entre os dias 26 e 28 de setembro, na capital paulista. Cada Região Escoteira inscreveu dois representantes para participarem do evento, que tem como objetivo promover a troca de ideias a fim de aprimorar a estratégia nacional de comunicação para o crescimento do Escotismo.
Saiba mais clicando aqui.
 
Siga o canal oficial dos Escoteiros do Brasil no Facebook
O canal oficial dos Escoteiros do Brasil no Facebook tem aproximado a Instituição e escoteiros de todo o país, por meio de um sistema de comunicação fácil e prático. Além disso, na fanpage são divulgados diariamente conteúdos especiais e informações úteis e interessantes, buscando sempre a participação e colaboração dos escoteiros.
Uma das ações em andamento em nossa fanpage reconhece e exalta o potencial dos jovens: o álbum de Distintivos Especiais. Clique aqui, saiba como participar e envie sua foto.
 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.